Dicas para ser um ótimo locutor de rádio

Dicas para ser um ótimo locutor de rádio

Se você quer ingressar na carreira ou já trabalha com isso, saber as dicas para ser um ótimo locutor de rádio te ajudarão muito! Afinal, ter destaque no mercado é essencial para que você seja reconhecido!

O trabalho de locução encanta muitas pessoas. A capacidade de transmitir mensagens e histórias através da voz pode até parecer simples, mas na verdade exige muito preparo, conhecimento e paixão.

Então veja quais são as nossas dicas para ser um ótimo locutor de rádio! Saia da mesmice, e descubra como fazer história como os grandes locutores que marcaram época.

10 Dicas para ser um ótimo locutor de rádio

Os locutores são reconhecidos por sua voz potente e dicção perfeita. Mas só isso não basta para conquistar um bom lugar no universo da locução? Veja quais são as nossas dicas para ser um ótimo locutor de rádio.

 Estude:

A primeira coisa a fazer é estudar. A locução pode parecer fácil, mas é uma função que exige conhecimento técnico e muita atenção. Então, nada de negligenciar o aprendizado. Escolha uma boa escola e dedique-se!

 Busque referências:

O Brasil é um país que já teve (e ainda tem!) grandes nomes na locução. Então não deixe de pesquisar e conhecer essas referências. Isso será essencial para o seu crescimento profissional, e uma das grandes divas para ser um ótimo locutor de rádio.

 Cuide da sua voz!

A voz é a sua principal ferramenta de trabalho. Então é sua função mantê-la sempre saudável, clara e muito bonita. Para isso, aprenda como cuidar e manter a voz sempre boa.

 Foco na dicção:

Sem uma boa dicção você terá mais dificuldade em se fazer entender. Então, se necessário, contrate um profissional fonoaudiólogo para lhe ajudar a manter a dicção perfeita.

 Mantenha um bom ritmo em sua fala:

Falar de forma acelerada, ou de forma muito lenta e vagarosa poderá comprometer a qualidade de seu trabalho. Encontre um equilíbrio, e aprenda a manter um ritmo controlado durante toda a locução!

Conheça o público alvo: A importância de saber com quem você está falando

Para que a sua locução de flua de forma realmente coerente e interessante, você precisa falar a mesma língua que a sua audiência. Calma, não estamos falando de idioma, exatamente.

Pense bem: se a sua rádio está direcionada a um público jovem e descolado, é importante se comunicar dessa maneira. Se a sua rádio é segmentada para pessoas mais velhas e sérias, então a sua linguagem já será de outra maneira.

Se um ótimo locutor de rádio requer que você tenha pleno conhecimento sobre o seu público, e dialogue diretamente com essas pessoas.

 Entre no clima da música:

Sempre que for realizar a locução antes de uma música, prepare o clima para ela. Se a música é lenta e romântica, tente usar um tom de voz mais ameno. Já se o que vem é um ritmo mais agitado, anime a audiência com uma locução mais eufórica, e por aí vai.

 Conheça a programação:

Não dá para trabalhar sem dominar completamente as ferramentas, e a programação da rádio é uma delas, também. Então, chegue com antecedência, estude o que será veiculado, conheça ao menos um pouco das músicas.

Ter familiaridade com a programação vai ajudar para que você tenha mais segurança na hora de fazer a locução, e consequentemente desenvolva um trabalho de maior qualidade profissional.

Use a linguagem de forma adequada: erros de português não devem ser admitidos!

O locutor, assim como o jornalista, é um comunicador. E como tal, é obrigação desse profissional dominar a língua portuguesa por completo. Nesse caso, ainda mais a falada do que a escrita.

 Evite gerúndios;
 Evite vícios de linguagem;
 Evite pleonasmos;
 Atenção às concordâncias;

Se você tem dúvidas sobre a pronúncia de alguma palavra, prefira substituí-la por um sinônimo, ou, se possível, estuda com antecedência para não cometer gafe no ar.

 Aprenda a improvisar:

Para ser um ótimo locutor de rádio você precisa saber como improvisar. Assim você garante que a programação seguirá mesmo se houver algum problema na pauta, no texto, etc.

Então, esse jogo de cintura é fundamental para que você não passe por apuros na hora de realizar uma boa locução. E, de novo, muito disso será adquirido chegando mais cedo para estudar a locução do dia.

A experiência é a melhor escola – pratique muito!

Você chegou até esse artigo porque quer ser um ótimo locutor de rádio. Embora existam muitas dicas que podem ser aplicadas facilmente, é importante saber que a experiência é a melhor escola.

 Procure por uma rádio para treinar:

Que tal começar treinando em uma rádio de pequeno porte, ou mesmo em uma rádio amadora? Projetos escolares, de bairro, etc podem ser a porta de entrada para o mercado.

A locução é uma das profissões onde a prática e a experiência vão contar muito! Por isso, busque opções para que você consiga desenvolver o profissional que existe em você.

 Mantenha-se sempre atualizado!

Não dá nem para imaginar como ser um ótimo locutor de rádio sem estar sempre a par do que acontece no mundo. Como já falamos, você é um comunicador, e é essencial estar bem informado.

Todos os dias, leia as notícias principais, passeie pelos portais de informação, e acompanhe as redes sociais para saber do que as pessoas estão falando.

Isso com certeza irá lhe ajudar a compor uma locução mais dinâmica e atual, surpreendendo o seu público ao mostrar que você acompanha as informações do mundo.

Então, ser um ótimo locutor de rádio não é uma missão impossível, e muito menos um bicho de sete cabeças! Mas exige, sim, que você tenha conhecimento, estude, e se mantenha a par de tudo o que acontece.

Em resumo, para ser um ótimo locutor de rádio você precisa de três fatores: disciplina, curiosidade, e técnica volca – se possível combinada com uma dose de talento.

Gostaria de iniciar um projeto de web rádio conosco? Comece com um teste grátis clicando aqui.

About the Author

Leave a Reply